Pet Shop Boys é uma dupla de música pop britânica formada por Neil Francis Tennant e Christopher Sean Lowe no início dos anos 1980.
São, ao lado de outros grupos, responsáveis pela ascensão da música pop eletrônica entre meados das décadas de 80 e 90, sendo considerados, por grande parte da imprensa britânica especializada, a maior dupla de pop eletrônico devido às letras inteligentes e à ousadia de muitos de seus arranjos.
É a dupla de maior sucesso na história do Pop Inglês, com 36 músicas no top 20, 22 músicas no Top 10 e 10 álbuns top 10 na Inglaterra, atingindo vendas superiores a 100 milhões de discos no mundo inteiro. Em dezembro de 2006, o Pet Shop Boys foi indicado a 2 Grammy Awards por Best Dance Recording (I'm With Stupid) e Best Electronic/Dance Album (Fundamental - EMI).
Em Março de 2009 lançam seu mais novo álbum, chamado Yes, aclamado por público e crítica é considerado o sucessor de Very, álbum de 1993 e de maior sucesso da dupla até hoje.De Yes saíram os sucessos Love etc e Did you see me coming? (Ambas 1º lugar na billboard).
Seus maiores sucessos incluem as canções West End Girls, Domino Dancing, It's A Sin, Always On My Mind (versão original de Elvis Presley) e Go West (versão original do Village People).
Em setembro de 2012 os Pet Shop Boys vão lançar seu 11º álbum, chamado Elysium, gravado em Los Angeles. E tem como single a música Winner.
Índice |
Biografia
Neil Francis Tennant nasceu em 1954, no dia 10 de julho, em North Shields, Inglaterra. Em 1959, quase 5 anos depois, em 4 de outubro, nascia Christopher Sean Lowe, em Blackpool, também na Inglaterra. A inclinação para a música começou cedo: Neil compunha desde os 11 anos de idade e Chris tocava trombone e piano também desde pequeno. Entre 70 e 71, Neil tocou violão e cantou numa banda folk chamada Dust. Em 72, mudou-se para Londres para estudar história na Polytechnic of North London. Começou a trabalhar como editor correspondente da Marvel Comics, passando por outras duas editoras e finalmente foi parar na revista Smash Hits, especializada em música pop. Chris chegou a ser tecladista numa banda heavy chamada Stallion, na escola onde estudava. Na mesma escola fazia parte da orquestra tocando trombone, além de ser um dos 7 integrantes de uma banda de jazz local: One Under The Eight. Em 78 foi estudar Arquitetura na Liverpool University. Os dois se conheceram em 81, numa loja de discos de King's Road - Neil já trabalhava como crítico musical e Chris estagiava como arquiteto. De um simples bate-papo sobre gostos musicais surgiram os Pet Shop Boys. No início eles se denominaram West End (região da cidade de Londres), mas depois adotaram definitivamente o nome "Pet Shop Boys" por causa de uns amigos de Chris que trabalhavam numa loja de animais de estimação (Pet Shop).
Personalidades relacionadas
Música
- Madonna - Os Pet Shop Boys produziram o remix da música "Sorry", do álbum Confessions On A Dance Floor (2005). O resultado é um excelente remix usado na turnê do mesmo álbum, The Confessions Tour, de 2006.
- Elvis Presley - Gravaram em 1987 a música "Always On My Mind", canção gravada por Elvis em 1972, só que simplesmente essa canção não era conhecida do grande público, o que só viria a acontecer dez anos mais tarde com a regravação de Willie Nelson e logo depois a versão dos Pet Shop Boys. No entanto a primeira gravação ocorreu também em 1972 com a cantora Brenda Lee. Os compositores são Wayne Thompson, Mark James (Suspicious Minds) e Johnny Christopher.
- Dusty Springfield - Dueto em "What Have I Done To Deserve This?" e composições da dupla em um de seus álbuns;
- Liza Minelli - Os Pet Shop Boys produziram e compuseram para o seu álbum Results;
- Eight Wonder - Gravou "I'm Not Scared", de autoria da dupla;
- Sterling Void - Gravaram "It's Alright", regravada pelos Pet Shop Boys em 1988;
- Robbie Williams - Regravou "I Wouldn't Normally Do This Kind Of Thing" e em dueto na música "She's Madonna", sendo esta última uma homenagem à cantora Madonna.
- U2 - Autores de "Where The Streets Have No Name", regravada pelos Pet Shop Boys em 1990;
- Electronic - Os Pet Shop Boys colaboraram em 2 faixas do seu álbum de estréia e, mais tarde, no single "Disappointed";
- Kylie Minogue - Gravou "Falling" e fez um dueto em "In Denial", ambas de autoria dos Pet Shop Boys.
- Tina Turner - Gravou "Confidential", escrita pelos Pet Shop Boys.
- David Bowie - Dueto com os Pet Shop Boys em "Hello Spaceboy".
- Elton John - Dueto com os Pet Shop Boys em "Believe/Song For Guy", que foi executada inicialmente em um programa de TV e depois gravada em estúdio (ainda não lançada).
- Frankie Valli - Na música "Where The Streets Have No Name" do U2 ela é misturada com a música "Can't Take My Eyes Off You" de Frankie Valli.
- Boy George - Na Música "The Crying Game", da trilha sonora de um filme de mesmo nome, os Pet Shop Boys fizeram o instrumental e os backingvocals, ficando os vocais a cargo de Boy George.
- Village People - Os Pet Shop Boys regravaram "Go West" do Village People que se tornou um dos seus maiores hits.
- Girls Aloud - Os Pet Shop Boys co-escreveram e produziram a canção "The Loving Kind" do álbum Out of Control do grupo, de 2008
- Rammstein - Os Pet Shop Boys fizeram um remix da música "Mein Teil" do álbum Reise, Reise (2004) presente no disco 2 do album "Made in Germany" (2011)
Outros
- Derek Jarman - o cineasta inglês foi responsável pelos videos de It's A Sin e Rent e de filmes projetados na turnê Highlights, entre outros.
- Zaha Hadid - a renomada arquiteta iraquiana projetou o palco da turnê Nightlife
- David John McDonald - o ator britânico adotou o sobrenome do Neil Tennant como sobrenome artistico e tornou-se David Tennant, pois já havia um ator chamado David McDonald, e como os Pet Shop Boys era (e talvez ainda seja) uma de suas bandas favoritas, optou por essa mudança.
Go West
Go West foi lançada como single em 6 de Setembro de 1993, embora seja um cover do grupo Village People. Foi tocado pela primeira vez pelos Pet Shop Boys no club The Haçienda, um ano antes. A ideia do cover Go West partiu de Chris Lowe (tecladista dos Pet Shop Boys). Ele estava em seu apartamento tocando, como algumas vezes faz, o álbum Greatest Hits do Village People, quando pensou que Go West seria uma ótima música a ser tocada, uma música sobre idealizações que, cantada por Neil Tennant (vocalista dos Pet Shop Boys) soaria esperançosa, já que a letra é muito inspiradora mas parece que o objetivo nunca é alcançado. O vídeo, com cenas na Praça Vermelha de Moscou, cativa um lado que faz lembrar a Guerra Fria, com os Pet Shop Boys fantasiados, Neil de Azul e Chris de Amarelo, ambos com "capacetes" azul e amarelo na cabeça.
Pet Shop Boys e o Brasil
A dupla se apresentou ao vivo no Brasil em várias ocasiões.
A primeira vez foi em 1994, quando realizou shows no Rio de Janeiro, depois em São Paulo pela Discovery Tour.
Musicalmente, a dupla mostrou influências assumidamente brasileiras no álbum Bilingual, de 1996, álbum imediatamente posterior à primeira passagem pelo Brasil, onde utilizaram um excerto da obra da artista Astrud Gilberto e sons de percussão semelhante ao grupo Olodum. As influências mais explícitas estão na música Se a vida é, do mesmo álbum.
Voltaram somente em 2004, apresentando-se apenas uma vez, no TIM Festival, que aconteceu em São Paulo.
Em 2007 estiveram em São Paulo, nos 16 e 17 de março de 2007, apresentando-se no Credicard Hall. Na mesma época passaram pelo Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.
Em Outubro de 2009, pela turnê Pandemonium, apresentaram-se em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e, pela primeira vez, em Brasília.
Retornaram em 2010 para tocar num evento fechado de operadora de TV.
Estão programados para apresentar seu novo álbum Elysium no Sónar 2013 (Festival de Música Avançada e New Art Media) em São Paulo.
Discografia
Álbuns de estúdio
- Please (1986)
- Actually (1987)
- Introspective (1988)
- Behaviour (1990)
- Very (1993)
- Bilingual (1996)
- Nightlife (1999)
- Release (2002)
- Fundamental (2006)
- Yes (2009)
- Elysium (2012)
Compilações
- Discography: The Complete Singles Collection (1991)
- Alternative (1995)
- PopArt: Pet Shop Boys - The Hits (2003)
- Back to Mine: Pet Shop Boys (2005)
- Ultimate (2010)
- Format (2012)
Álbuns "Disco"
Ao vivo
- Concrete (2006)
- Pandemonium (2010)
Trilhas sonoras
- Psycho (1998) - a música "Screaming" aparece na trilha sonora oficial desta nova versão do clássico "Psicose", de Alfred Hitchcock, mas não está presente no filme.
- Closer to Heaven (2001) - da peça homônima de Jonathan Harvey.
- Battleship Potemkin (2005) - do filme O Encouraçado Potemkin, em colaboração com a Sinfônica de Dresden.
- The Most Incredible Thing (2011) - Trilha sonora musical de uma peça de balé de um conto de Hans Cristian Andersen em colaboração com a Orquestra Wroclaw Score.
Ver também
Ligações externas
- Site oficial (em inglês)
- Pet Shop Boys Blog (em português)
- Portal Pet Shop Boys Brasil (não-oficial) (em português)
- Pet Shop Boys at dead of night (site não-oficial, em inglês)
- [1](tudo sobre os Pet Shop Boys) (em inglês)
INXS (pronunciado In Excess) foi uma banda de rock australiana formada em 1977 por Andrew Farriss, Michael Hutchence, Tim Farriss, Jon Farriss, Garry Gary Beers e Kirk Pengilly.
Índice |
Biografia
O grupo começou como The Farriss Brothers mas mudou de nome depois do lançamento do álbum INXS em 1980. O sucesso só viria em 1983 com o lançamento do compacto "Original Sin" e o grupo, que tocava mais o estilo New Wave mudou para um Rock mais puro durante o restante dos anos 80.
O auge da popularidade mundial do INXS veio com Kick, de 1987. Durante os anos 80 o INXS lançou sucessos atrás de sucessos como: New Sensation, Suicide Blonde, Disappear, Need You Tonight e os maiores sucessos da banda: Never Tear Us Apart e Beautiful Girl. Tais canções renderam o disco ao vivo, na virada dos anos 90, LIVE BABY LIVE, gravado no Estádio de Wembley, Inglaterra, em 1991.
Durante os anos 80 e 90 o INXS exerceu uma influência definitiva na música australiana, levando ao estrelato diversos músicos de sua terra natal. A banda trabalhava bem próxima de outros artistas da Austrália, como os The Models e Jenny Morris, ajudando-os a estabilizarem suas carreiras.
Em 22 de novembro de 1997 Hutchence foi encontrado morto em um quarto de hotel em Sydney, nas vésperas da re-estréia da banda, aparentemente vítima de suicídio. Existem especulações que sua morte foi na verdade um acidente, resultado de uma asfixiofilia
Apesar disso a banda continuou, com Jimmy Barnes e Terence Trent D'Arby como vocalistas temporários. Jon Stevens começou a cantar com o INXS em 2000, e foi nomeado integrante oficial em 2002. Entretanto ele deixou a banda em 2003 após gravar somente uma canção ("I Get Up").
O INXS voltou a ser notícia em 2004 quando foi anunciado que um novo reality show chamado "Rock Star" apresentaria um concurso para encontrar um novo vocalista para a banda.
Dentre os seus maiores sucessos, destacam-se: "Never Tear Us Apart", "New Sensation", "Need You Tonight", "Mystify", "Original Sin", "Devil Inside", "By My Side", "Afterglow", "Pretty Vegas", "Suicide Blonde", "Disappear", e "Beautiful Girl".
Em Novembro de 2012 confirmaram em comunicado o fim da banda de rock fundada há 35 anos.
Desde a sua formação em 1977, os INXS venderam mais de 30 milhões de álbuns[1].
Em Portugal
No dia 12 de Junho de 1993, os INXS actuaram pela primeira vez em Portugal, no âmbito de uma digressão mundial de salas de espetáculo, o concerto realizou-se no Pavilhão do Restelo em Lisboa. Ficou ainda prometido um concerto para o ano seguinte no Estádio de Alvalade, que nunca chegou a acontecer.
Em 2003, os INXS já sem Michael Hutchence, actuaram no dia 10 de Julho nas Dunas de S. Jacinto em Aveiro, como vocalista estava Jon Stevens.
A banda apresentou-se nos Açores em Angra do Heroísmo, no dia 25 de Junho de 2011, no último dia das Sanjoaninas 2011. O vocalista presente foi J. D. Fortune.[2]
No Brasil
No dia 19 de Janeiro de 1991, os INXS foram os cabeças-de-cartaz do Rock In Rio II, que se realizou no Estádio Maracanã.
Em 1994, os INXS passaram pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba durante os dias 10,11,12 de Março respectivamente. Os concertos tiveram lugar no Estádio da Gávea, na Arena Anhembi e na Pedreira Paulo Leminski.
Em 2002, os INXS já sem Michael Hutchence, actuaram no dia 15 de Maio no Rio de Janeiro, no ATL Hall. No dia 17 de Maio actuaram em São Paulo, no Via Funchal. O vocalista na época era Jon Stevens.
Discografia
Álbuns de estúdio
- INXS (1980)
- Underneath the Colours (1981)
- Shabooh Shoobah (1982)
- The Swing (1984)
- Listen Like Thieves (1985)
- Kick (1987)
- X (1990)
- Welcome to Wherever You Are (1992)
- Full Moon, Dirty Hearts (1993)
- Elegantly Wasted (1997)
- Switch (2005)
- Original Sin (2010)
Ao vivo
Compilações
- INXSIVE (1982)
- The Greatest Hits (1994)
- Shine Like It Does: The Anthology (1979-1997) (2001)
- Definitive INXS/The Best of INXS (2002)
- Stay Young 1979-1982 (2002)
- The Years 1979-1997 (2002)
- INXS²: The Remixes (2004)
EPs
- Dekadance (1983)
- Bang the Drum (2004)
Prémios e indicações

Membros
Lista cronológica:[3][4][5]- Garry Gary Beers — Baixo (1977 – presente)
- Andrew Farriss — Teclados, guitarra (1977 – presente)
- Jon Farriss — Bateria, teclados (1977 – presente)
- Tim Farriss — guitarra (1977 – presente)
- Michael Hutchence — Vocal (1977 – 1997) (Falecido)
- Kirk Pengilly — Guitarra, saxofone, vocal de apoio (1977 – presente)
- Jon Stevens — Vocal (2002–2003, vocal convidado 2000–2002)
- J. D. Fortune — Vocal (2005–2009)
- Jimmy Barnes — Vocal convidado (1998)
- Terence Trent D'Arby — Vocal convidado (1999)
Referências
- ↑ Australianos INXS confirmam fim após 35 anos de carreira.
- ↑ INXS nos Açores em junho (em português). blitz.aeiou.pt. Página visitada em 25 de junho de 2011.
- ↑ McFarlane, Ian. Encyclopedia of Australian Rock and Pop. [S.l.: s.n.], 1999. Capítulo: Encyclopedia entry for 'INXS', ISBN 1-86448-768-2 Página visitada em 2008-11-16.
- ↑ Ed Nimmervoll:INXS. HowlSpace. Página visitada em 2008-11-17.
- ↑ Magnus Holmgren:INXS. Australian Rock Database. Página visitada em 2008-11-16.
Ligações externas
![]() ![]() | Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Austrália, integrado ao Projeto Música, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário