Scorpions | |
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Scorpions no Kavarna Rock Fest em 2 de Julho de 2009 na Bulgária | |
Informação geral | |
Origem | Hanôver, Baixa Saxônia |
País | ![]() |
Gênero(s) | Heavy metal,[1][2][3][4] hard rock[5][6][7] |
Período em atividade | 1965 - Atualmente |
Gravadora(s) | Rhino, RCA, Mercury, EMI, Atlantic, WEA, BMG |
Página oficial | www.the-scorpions.com |
Integrantes | |
Rudolf Schenker Klaus Meine Matthias Jabs Pawel Maciwoda James Kottak | |
Ex-integrantes | |
Michael Schenker Uli Jon Roth Lothar Heimberg Francis Buchholz Ralph Rieckermann Ken Taylor Achim Kirkhoff Wolfgang Dziony Jürgen Rosenthal Rudy Lenners Herman Rarebell Curt Cress |
Scorpions é uma banda de heavy metal e hard rock originária de Hanôver, Alemanha fundada em 1965 pelo guitarrista Rudolf Schenker, sendo a primeira banda de hard rock formada no país germânico.[8] No início eram chamadas de Nameless (aqueles sem nomes), depois passou para The Scorpions até o final de 1969, depois foram chamados simplesmente de Scorpions.[8] O primeiro álbum da banda foi o LP Lonesome Crow de 1972, com os irmãos Rudolf e Michael Schenker nas guitarras. No ano seguinte, Michael deixa a banda e foi substituido pelo guitarrista Uli Jon Roth, que gravou os álbuns Fly to the Rainbow, em 1974, In Trance em 1975, Virgin Killer, em 1976 e Taken by Force em 1977. O som da banda no início dos anos 70 era originário do hard rock/heavy metal, com nuances de rock psicodélico e com o som mais pesado do que as obras posteriores, já inclinados a uma corrente mais comercial.[9] O último trabalho da "era Uli Jon Roth" é o álbum ao vivo Tokyo Tapes de 1978.
Após a saída de Roth, vem outro jovem alemão Matthias Jabs para ser guitarrista, quando começa o caminho da banda para o mercado dos Estados Unidos com o disco Lovedrive de 1979, que recebeu disco de ouro no país. Na mesma linha seguiria os discos Animal Magnetism em 1980, Blackout de 1982, Love at First Sting, em 1984, Savage Amusement em 1988. Com estes trabalhos demonstraram um som mais comercial, que lhes deram o reconhecimento mundial.
Na década posterior os álbuns Crazy World e Face the Heat levantou-os à categoria de banda alemã de maior sucesso, mas passou pela saída de dois dos seus membros, Herman Rarebell e Francis Buchholz. Mas eles foram capazes de mudar seu som com os álbuns Pure Instinct e Eye II Eye, que mostraram um som renovado e um toque ainda mais suave em sua carreira. No novo milênio, os projetos sinfônicos Moment of Glory e Acoustica os colocam de volta ao cenário musical, bem como os discos Unbreakable de 2004 e Humanity: Hour I de 2007. Atualmente a banda está em sua turnê de despedida depois de lançar seu último álbum de estúdio Sting in the Tail de 2010, que os leva para os cinco continentes até 2013.[10]
Ao longo de sua carreira de mais de 45 anos, eles lançaram dezenas de singles, álbuns ao vivo, compilações e alguns DVDs ao vivo e tem recebido vários prêmios em nível internacional o que torna a banda mais bem sucedida de hard rock da Alemanha.[11] Seus álbuns já venderam entre de 100 e 160 milhões de cópias mundialmente.[12][13][14]
História
1965-74: Formação e primeiros anos

Rudolf Schenker, fundador do grupo
O grupo começou em 1965, quando o guitarrista Rudolf Schenker começou a procurar músicos para sua banda. Um ano após a criação do grupo, ele deu o nome de "Scorpions", porque ajudaria o grupo a ser reconhecido internacionalmente. No começo ele também era vocalista do grupo, que era composto principalmente por jovens em idade escolar: Wolfgang Dziony (bateria), Karl-Heinz Vollmer (guitarras) e Achim Kirshing (baixo). Entre 1965 e 1967 no norte da Alemanha, a banda realizava shows tocando covers. Nos próximos meses, o Scorpions se dedicaram a fazer suas próprias composições, e ao contrário de outros grupos de seu país, suas letras são totalmente em inglês, porque era a única maneira de se tornarem conhecidos na Europa Ocidental. Mudanças significativas ocorrem quando em 1969 o irmão mais novo de Rudolf Schenker, Michael Schenker entrou na banda no lugar de Karl-Heinz, enquanto Klaus Meine se tornou o novo vocalista. Um ano depois, Lothar Heimberg substituiu Achim Kirshing no baixo. Em 1971 , o a banda gravou três músicas, incluindo "I'm Going Mad" e "Action", que foram lançados apenas na Alemanha.[15] Após a pequena recepção positiva, assinaram um contrato de gravação em 1972 com o produtor Conny Plank, e lançaram seu primeiro LP, Lonesome Crow. Com este álbum, a banda entrou em turnê por 136 dias em algumas cidades da Alemanha Ocidental, abrindo shows para Uriah Heep e Rory Gallagher.[16] Durante essa turnê, a banda também abriu shows do UFO, na qual Michael foi convidado para substituir o antigo guitarrista Mick Bolton, o que foi aceito rapidamente. Uli Jon Roth, amigo dos irmãos Schenker, foi contratado para terminar a turnê como guitarrista.
A saída do Schenker fez a banda se dissolver por um tempo. Em 1973, Rudolf e Meine, os únicos remanescentes do Scorpions, convidaram Roth a entrar na banda como guitarrista como na última turnê, mas ele rejeitou a proposta, preferindo ficar na sua própria banda, Dawn Road. Rudolf estava muito entusiasmado em trabalhar com Roth, mas com menos espírito de "reviver" os Scorpions, ele juntou-se a sua banda como um membro ativo. Os outros membros da banda eram o já mencionado Uli Jon Roth na guitarra, além de Jurgen Rosenthal na bateria, Francis Buchholz no baixo e Achim no teclado. Apesar de não querer voltar para a antiga banda, Roth convence Klaus Meine a entrar no grupo. Apesar de ter mais membros do Dawn Road do que do Scorpions, eles decidiram continuar usando o nome do último, por ser mais conhecido no cenário musical alemão.[16]Scorpions este ano fez sua primeira turnê europeia, como banda de apoio de britânica Sweet .
Em 1974, o renovado Scorpions assinou um contrato com a RCA Records e lançou quatro álbuns, o primeiro dos quais é Fly to the Rainbow. Este álbum contem seu primeiro hit, "Speedy's Coming", que foi considerado por Klaus como um exemplo do que queria da sonoridade do Scorpions, "pesado, mas cativante."[8] Após o passeio, os membros da banda se tornam amigos dos ingleses e suas canções, então eles decidem gravar 2 canções para o vinil Fuchs Geh' Voran, que continha canções cantadas em alemão.[17] Imediatamente após a gravação, Achim Kirshing deixou a banda. Pouco depois Jürgen Rosenthal deixa a banda para se apresentar ao exército alemão (e posteriormente ingressa na banda de rock progressivo alemã Eloy), Rudy Lenners o substituiu.
1975-78: In Trace, Virgin Killer e inicio do sucesso
No ano seguinte, se envolveram com o produtor alemão Dieter Dierks, com quem eles trabalharam no seu próximo álbum, In Trance, lançado em março de 1975. In Trance foi marcada pela sua controversa capa, em que aparece uma modelo nua em uma guitarra elétrica. As versões subsequentes foram feitas mostrando o mesmo padrão, embora desta vez, seu corpo estava completamente coberto por sombras. Esta seria a primeira de muitas capas do Scorpions que foram censuradas.[8]
Naquele mesmo ano, foram concedidos o prêmio de "Melhor grupo de Hard Rock ao vivo" por críticos alemães, o álbum também foi o melhor de venda pela RCA no Japão, o que aumentou a popularidade do quinteto.[8] Durante a turnê promocional de acompanhamento do KISS, eles tocaram no" Cavern Club" em Liverpool, onde foi a primeira apresentação da turnê do Reino Unido e por sua vez, iniciando as visitas subsequentes na França e Bélgica.[16]
A banda volta ao estúdio para gravar seu quarto, Virgin Killer lançado em 1976 , que foi muito bem recebido na Europa , ganhando o álbum do ano em vários países do continente, incluindo a Alemanha e seu primeiro disco de ouro no Japão.[8] Tal como a sua capa do álbum anterior foi censurada porque apareceu em uma garota nua. A capa foi substituída a pedido dos distribuidores pelo qual os membros aparecem.[18] Depois da turnê pelo Reino Unido, o baterista Rudy Lenners deixou a banda por problemas cardíacos, sendo substituído pelo Herman Rarebell.[16]
Já em 1977, com Herman na bateria a banda lançou Taken by Force, trabalho que continuou a demonstrar o sucesso da banda no Japão, ganhando um disco de ouro novamente.[8] A capa do álbum como as anteriores, foi criticada, por haver duas crianças brincando com armas em um cemitério militar. Isto foi considerado um insulto pelos franceses (a foto foi tirada lá) por difundir a guerra. Em edições posteriores a tampa foi mudado para um fundo preto com os membros da banda.
Dentro da turnê de promoção do álbum e depois de viajar toda a Europa Ocidental, decidiram ir ao Japão em 1978 para tocar em cinco noites consecutivas em Tóquio. Depois do sucesso no país asiático, lançaram seu primeiro álbum ao vivo chamado Tokyo Tapes, álbum duplo gravado em dois dos cinco shows que fizeram em Tóquio. Este seria o último com Uli Jon Roth e que deixa o grupo por decisões pessoais, porque ele não se sentia confortável com o som que a banda estava tomando. Ele procurou manter o hard rock psicodélico enquanto o resto da banda procurou reforçar seu som mais perto do heavy metal.[19]
1978-81: A chegada de Matthias Jabs e sucesso nos Estados Unidos
Após a saída de Uli Jon Roth, a banda teve de encontrar outro guitarrista para completar as últimas apresentações restantes. Portanto, em 1978 , a banda colocou um anúncio no "Melody Maker", uma revista de Londres, dizendo o seguinte "Os Scorpions estão procurando um novo guitarrista," este teve uma resposta positiva atingindo 140 candidatos. Mas a banda não estava convencido de nenhum deles, então Rudolf decidiu chamar um guitarrista de Hannover, Matthias Jabs.[20]
“Os Scorpions tinha finalmente encontrado o guitarrista cuja criatividade, virtuosismo e entusiasmo continuava a dar um contributo decisivo para o sucesso do grupo. Com Matthias, a banda alcançou um som ainda mais sólido.”[21]
Depois de participar das últimas apresentações da turnê promovendo o álbum Taken by Force, Matthias fazia parte das gravações de disco Lovedrive sendo o primeiro álbum da banda em obter disco de ouro nos Estados Unidos e até então se tornando o álbum mais bem sucedido da banda em todo o mundo.[22][8] Neste mesmo disco tem a volta de Michael Schenker, que participou como guitarrista principal em três das oito músicas.[23] Mas, novamente, ele saiu dizendo que ele não se sentia confortável a tocar músicas de outros, que o leva a formar sua própria banda, Michael Schenker Group em 1980. Então, definitivamente, a banda contrata Matthias, que em apenas 10 dias teve que aprender todo o repertório da turnê.[20]
Depois de conquistar o mercado musical do Japão, a banda estava pronta para ir para os Estados Unidos, onde Lovedrive ganhou disco de ouro. A primeira apresentação nos Estados Unidos na turnê foi uma apresentação para mais de 50.000 pessoas em um festival na cidade de Cleveland, Ohio, no qual também participaram Aerosmith, AC/DC, Thin Lizzy, Ted Nugent e Journey.[24] A apresentação da banda foi de apenas de 30 minutos. Assim começou a sua primeira turnê no país, abrindo shows para o AC/DC e Ted Nugent. Durante uma apresentação em Chicago, a banda teve seu primeiro show como atração principal.[8]
Em 1980 eles gravaram Animal Magnetism, segundo álbum com Matthias Jabs. O álbum foi lançado em 31 de março desse ano e recebeu reconhecimento alguns anos mais tarde: em 1984 foi disco de ouro e em 1991 de platina.[22] Já na turnê promocional do álbum, também contando com apresentações nos Estados Unidos, mas dessa vez como atração principal, a banda participa do primeiro festival Monsters of Rock, realizado no Reino Unido. Parte desta apresentação foi gravada no álbum ao vivo Teutonic Terror, lançado anos mais tarde.[25]
1982-1984: A perda da voz de Klaus Meine e Blackout
Após o grande sucesso do disco anterior e da sua subsequente turnê, a banda voltou para a Alemanha no final de 1981 para gravar seu próximo álbum, Blackout. Durante a gravação deste álbum, o vocalista Klaus Meine, teve problemas em suas cordas vocais, não alcançando as notas mais altas e era muito difícil manter o controle, tornando-se tão grave que, às vezes ele era incapaz de falar. Quando ele foi ao médico, que lhe perguntou sua profissão. Depois que Meine respondeu, o médico riu por um momento e seriamente o aconselhou a mudar de profissão.[8] Frustrado pelo diagnóstico, Meine decidiu deixar a banda. Rudolf se refere a este assunto desta maneira:[16]
"Nunca passou pela nossa mente substituir Klaus, eu disse que iria esperar ele se recuperar, não importando se o disco fosse adiado. Pensarmos em nos separa se Klaus não pudesse continuar, porque ele é fundamental para a banda."
Motivado pelo apoio de seus companheiros, Meine decidiu visitar outros especialistas no campo. Ele foi para a Áustria, onde começou o tratamento com um médico dedicado a cantores de ópera. Depois de duas bem sucedidas cirurgias um longo treinamento de voz, Klaus ficou recuperado. Mais do que isso, apesar de perder alguma parte de seu nível de agudos, voltou para a gravação do álbum com uma voz cristalina e uma gama muito maior vocal,[26] e até mesmo um crítico da revista Rolling Stone disse: "Agora foi dado a Klaus uma voz de metal."[8]
Durante este período, a banda gravou material com a voz do vocalista e amigo da banda, Don Dokken.[26] Então, finalmente, lançaram em 1982 o álbum Blackout, que ficou em # 10 na Billboard Hot 100, além de receber disco de platina.[27][22] Também foi premiado o "Melhor Álbum de Hard Rock do Ano" no país.[8]
O single "No One Like You" ficou em # 1 na Mainstream Rock, tornando-se o primeiro e único single da banda a atingir tal posição.[28] Depois do sucesso mundial do registo, parte da turnê pelos Estados Unidos, onde tocaram com o Iron Maiden como artista convidado. Em maio de 1983 a banda foi convidada para atuar no US Festival na Califórnia, juntamente com as bandas Quiet Riot, Judas Priest, Van Halen, Triumph e Ozzy Osbourne, com mais de 325.000 pessoas. Com este álbum começam dois anos de sucesso nos maiores festivais do mundo.[8]
1984-89:Love at First Sting e Savage Amusement
O maior sucesso da banda veio em 1984, com o LP Love at First Sting, que ganhou platina tripla nos Estados Unidos,[22] além de contém alguns de seus maiores sucessos, como "Rock You Like a Hurricane", uma canção que ficaria 26 semanas na Billboard Hot 100 e da revista Rolling Stone.[8] Também se destaca a canção "Still Loving You"expoente fundamental do estilo de balada que só na França vendeu 1.700.000 cópias, conseguindo certificação de platina poucos dias após o seu lançamento no país.[29] Outras músicas, como "Bad Boys Running Wild" e " Big City Nights " tiveram boa recepção dos fãs, transformando-as em clássicos do heavy metal e hard rock. Também durante este período os discos Animal Magnetism, Blackout e Love at First Sting ficavam no topo das tabelas de todo o mundo.[8]
Após o lançamento do álbum, eles partem em turnê promovendo o álbum por pouco mais de três anos que o levaram ao redor do mundo e transformou-se em uma das turnês mais bem-sucedidas e contou com artistas convidados, como Bon Jovi e Fastway na América do Norte e Joan Jett na Europa.[30] Nesta turnê, a banda stocou três noites consecutivas no Madison Square Garden, em Nova York, sendo a primeira banda alemã a realizar essa proeza, com mais de 60.000 pessoas no total.[20] Também enche as três noites consecutivas o "Verizon" Rosemont em Rosemont, Chicago e é também a única banda a fazer isso.
Em 1985, o Scorpions visita pela primeira vez o Brasil, no intuito de participar do festival Rock in Rio, ao lado de bandas como AC/DC, Whitesnake, Iron Maiden, Queen e Ozzy Osbourne. Foi a dessa turnê que rendeu o segundo álbum ao vivo do Scorpions, o World Wide Live, cujo o repertório foi todo baseado nos quatro últimos álbuns de estúdio da banda na época, e foi lançado em 1985. Este material ficou 52 semanas nas paradas de todo o mundo, e logo depois a banda faz uma pausa de dois meses.[9] Entre o intervalo em 1987 , liderando um festival na capital húngara, Budapeste, entrando primeira vez no bloco comunista.[8]
Mais tarde, em 1988 foi lançado Savage Amusement, o último álbum produzido por Dieter Dierks, e ficou em primeiro lugar na Europa e quinto nos Estados Unidos.[31] Este álbum conseguiu um verdadeiro sucesso com a música "Rhythm of Love", que ficou em #6 na Mainstream Rock Tracks.[31] Durante a turnê, a banda visita a União Soviética, sendo o primeiro grupo na história do rock a entrar neste país, ainda dominado pelo regime comunista.[11] Essa turnê originalmente continha 10 apresentações em São Petersburgo e em mais 8 na URSS, este último sendo forçado a ser cancelado pelas autoridades comunistas depois da euforia da juventude soviética. Mas os dez shows foram um sucesso em San Petersburgo, na qual tocaram perante 350.000 fãs.[8] A banda lançou um vídeo chamado To Russia With Love , que foi capturado na história destes concertos.[32]
Uma vez que as barreiras quebradas por Scorpions em 1989, a banda convidou vários grupos para organizar em conjunto com as autoridades comunistas, um festival para a paz na URSS , o Moscow Music Peace Festival, em que tocaram Ozzy Osbourne, Bon Jovi, Skid Row, Mötley Crüe, Cinderella, entre outros que aparecem no Estádio antes de 260.000 pessoas. Em sua estadia na União Soviética, Klaus se inspirou para compor um dos maiores sucessos da banda: "Wind of Change", escrita em setembro, dois meses antes da queda do Muro de Berlim.
1990-92: Crazy World
No início da nova década, gravam Crazy World, álbum co-produzido com Keith Olsen, em Los Angeles, Califórnia e lançado no final de 1990. Este trabalho demonstrou um hard rock dos anos 80, mas com um som evoluído e melhorado. Até agora foi o álbum mais bem sucedido da banda, sendo platina dupla nos Estados Unidos.[22]
Neste álbum, inclui "Wind of Change", inspirada nas mudanças político-sociais ocorridas no Leste Europeu e também no fim da Guerra Fria, conseguindo ficar em primeiro lugar em onze países e foi premiada com o Prêmio ASCAP em 1992, sendo a canção mais tocada no mundo em 1991, ano de seu lançamento como single. Também ganhou disco de ouro nos Estados Unidos ao vender mais de 500.000 copias. Até 2009, as vendas desse single em todo mundo foi em mais de 14 milhões.[33] Outras canções que se destacam no disco são "Send Me an Angel" e a "Hit Between the Eyes", esta última virou tema do filme Freejack, estrelado pelo cantor Mick Jagger. Após o sucesso do álbum e, especialmente, de "Wind of Change", em 1991, são convidados por um fã de destaque, Mikhail Gorbachev, líder soviético na época, para tocar a canção na praça do Kremlin, sendo um evento único na história da ex-URSS e também da história do rock.[8]
Em 21 de julho de 1990 foram convidados a participar no espetáculo do ex Pink Floyd Roger Waters, "The Wall", tocando a música de abertura "In the Flesh?" que foi gravado no disco The Wall Live in Berlin.[34] Em 1992 a banda ganhou o "World Music Award" para a "banda mais bem sucedida da Alemanha."[35] Mas depois de tanto sucesso e depois da turnê a banda sofreu a saída de um dos seus baixistas mais importantes, Francis Buchholz por razões pessoais. Em seu lugar vem o também alemão Ralph Rieckermann por recomendação do baterista Herman Rerebell.[9]
1993-99: Face the Heat, Pure Instinct e Eye II Eye

James Kottak, baterista da banda desde 1996.
Em 1993 a banda lançou Face the Heat, co-produzido por Bruce Fairbairn, e foi considerado um dos mais pesados álbuns Scorpions, não só nesta década, mas em sua história.[36] Seguindo causas políticas e sociais, o Scorpions posteriormente lançou White Dove, uma canção destinada a apoiar a Unicef, em prol dos refugiados da guerra civil na Ruanda.[9] Depois da turnê, voltaram a receber o prêmio World Music Award em 1994 . Durante aquele mesmo ano, a banda foi convidada por Priscilla Presley, Lisa Marie Presley e Michael Jackson para participar do show comemorativo em memória de Elvis Presley em Memphis, Tennessee tocando a música "His Latest Flame".[16]
Após uma pausa de alguns meses, a banda lança o terceiro álbum ao vivo, Live Bites em 1995, que obteve pouca recepção popular, provavelmente por causa do aumento do grunge. No ano seguinte, o baterista Herman Rarebell sai da banda por motivos pessoais. Durante o mesmo período a banda retorna ao estúdio e gravou Pure Instinct com o baterista de sessão Curt Cress. O que era muito claro nesta gravação, a banda entrou num período de experimentação que aparentemente fez muito bem, mas não agradável para os seus fãs ao redor do mundo, uma vez que não foi bem recebido devido à mudança musical e não foi bem sucedido quanto suas gravações anteriores, embora houvesse discos de ouro e platina em alguns países.[37] Durante a turnê do álbum, a banda se tornou o primeiro grupo internacional a tocar em Beirute, Líbano.[8] Depois da partida de Herman, o gerente da banda pediu que admitissem o jovem baterista americano James Kottak, inicialmente para a turnê promocional, mas a banda o contratou como um membro ativo, tornando-se o primeiro "não-alemão" a entrar a banda.[38]
Em 1999 foi lançado Eye II Eye, um álbum que tem mais pop e sons eletrônicos, o que se afastou dos clássicos do Scorpions. O álbum contém a canção "To Be One Number", que foi número um mais de nove semanas consecutivas no Japão. Com essa produção, como parte da turnê, foram convidados por Michael Jackson, para se apresentarem no evento beneficente Michael Jackson & Friends em Munique, Alemanha. No mesmo ano a banda foi convidada a tocar "Wind of Change", no Portão de Brandemburgo, para comemorar os 10 anos da demolição do Muro de Berlim.[16]
2000 e 2001: Moment of Glory e Acoustica
Desde 1995, a Orquestra Filarmônica de Berlim estava procurando uma banda de sucesso global para criar um projeto exclusivo. A escolha recaiu sobre o da banda compatroita, a partir de meados do ano. O processo de composição e arranjos foi feito pela banda e pelo maestro austríaco Christian Kolonovits.[8] O projeto teve foi lançada na EXPO 2000 em Hannover, e no ano de 2000 foi lançado o álbum Moment of Glory, com os quais eles voltam para colher um grande sucesso, ganhando discos de ouro e platina na Europa, especialmente na Espanha e Portugal. Este disco inclui versões para "Rock You Like a Hurricane", " Wind Of Change "," Send Me an Angel ", entre outros..[9]
No ano seguinte, em 2001, o projeto aparece o projeto Acoustica gravado no edifício Convento do Beato, na cidade de Lisboa, Portugal em fevereiro. Os arranjos foram feitos por Kolonovits e a banda e incluiu novas músicas e versões de outras bandas.[39]
2002-2009: Unbreakable e Humanidade: Hour I
Em 2002 a banda começou a turnê "Scorpions World Tour 2002" com Deep Purple e Dio para promover o álbum Bad For Good: The Very Best of Scorpions em que inclui duas novas faixas, "Bad For Good"'e "Cause I Love You". Dentro desta turnê, pela primeira vez tocou nas cidades do vale do Volga e em outros lugares, incluindo a remota cidade de Vladivostok na Rússia.[40] Já em 2003 começou uma nova turnê chamada "Scorpions World Tour 2003" com Whitesnake e Dokken pelo Estados Unidos e tocaram no aniversário de Moscou.[41]
Em 2004 Ralph Rieckermann, baixista, deixa a banda e é substituído por Paweł Mąciwoda. Após a inclusão do baixista polonês, a banda retorna ao estúdio para gravar Unbreakable, um álbum com o retorno ao som clássico da banda e com a qual eles celebram seus 35 anos de carreira, com uma extensa turnê ao redor do mundo, no qual um show foi incluído no DVD One Night in Vienna.[42] Em 2006 são convidados a participar no festival Wacken Open Air, evento que fez uma verdadeira viagem através do tempo, no qual tocaram no mesmo palco de Uli Jon Roth, Michael Schenker e Herman Rarebell.[43]
Em 2007 foi lançado Humanity Hour I, o primeiro álbum conceitual da banda e refere-se a humanidade e suas complicações terrestres como tema principal. Esse registro deixa claro que os alemães tornaram-se como nos velhos tempos, com uma extensa turnê de um pouco mais de três anos chamada de "Humanity World Tour". Este tópico é editado no DVD "Amazônia: Live in the Jungle", gravado em Manaus, Brasil, em conjunto com o Greenpeace para enviar uma mensagem ao mundo para proteger a floresta amazônica.[44]
2010-atualmente: Últimos anos
Em 24 de janeiro de 2010 a banda informou aos fãs através de seu site que iriam fazer uma Mundal turnê Get Your Sting and Blackout World Tour, que dura até 2013 e seria a última da banda:
Queremos um fim para a história do Scorpions com a voz alta. Estamos gratos pelo fato de que ainda temos a mesma paixão pela música que sempre tivemos desde o início. É por isso que, especialmente agora que estamos de acordo que chegamos ao fim da estrada. Queremos que vocês, os fãs, seja o primeiro a saber isso. Obrigado pelo apoio constante ao longo dos anos. Vamos ver vocês na turnê.[10]
Seu último álbum, Sting in the Tail foi lançado em março de 2010 dele foi extraído os singles do álbum "Sting in the Tail", a canção que abre o álbum "Raised On Rock" e "The Good Die Young", com a participação da vocalista Tarja Turunen.[45]
Em 2011 a banda anunciou a segunta parte da turnê , que irá mantê-los nos grandes estádios e arenas até 2013. Esta turnê recebeu grandes convidados especiais, como Ratt, Cinderella, Vince Neil, Dokken, Queensryche e Tesla, entre outros.[46] Em meados de 2011 , o grupo propôs vários projetos de despedida, incluindo as regravações e covers lançados em "Comeblack", lançado em novembro do mesmo ano. A banda também lançou em 2011 somente através Media Markt o "Live 2011: Get Your Sting and Blackout", no formatos DVD, Blu-Ray e 3D, sendo uma das primeiras bandas de rock a lançar no último formato.[47]
Censura em capas de álbuns
Durante a longa história da banda, diversos de seus álbuns foram censurados devido a suas capas. O primeiro trabalho que foi censurado é a capa de In Trance de 1975, que mostra uma mulher com os seios descobertos, e foi considerado pelo mercado dos Estados Unidos como indecente. Esta teve de ser alterada para edições posteriores, na qual cobrem o peito com sombras.[48] A capa do álbum Taken by Force de 1977 também teve problemas, por aparecer duas crianças com armas em um cemitério militar, e foi considerado um insulto pelos franceses e foi substituida por uma capa com o grupo em fundo negro.[49] A lista continua com os discos Lovedrive, Animal Magnetism, Love at First Sting, The Best of Scorpions, Pure Instinct, entre outras.
A mais lembrada foi a capa do álbum de 1976, Virgin Killer, que foi proibido em vários países, principalmente pelos comerciantes da época que forçaram o grupo a muda-lá. Ela exibe uma criança nua, de mais ou menos dez anos, com um efeito de um vidro quebrado sobre as genitais, mas com os seios descobertos e foi criticado por seu conteúdo indecente e até mesmo considerado pornográfico. Ela foi mudada em edições posteriores por uma fotografia da banda. Mas a controvérsia mais recente se deu com a própria wikipédia em inglês, quando a Internet Watch Foundation incluiu a versão inglesa do artigo sob vigilância por conta da imagem ser considerada ofensiva em 5 de dezembro de 2008 e retirando a página do ar. Mas 48 horas o bloqueio foi removido e ocorreu o oposto, a palavra Scorpions aumentou consideravelmente nos motores de busca da Internet, por sua vez aumentar a publicidade do disco.[50][51](ver artigo Virgin Killer)
Influências
A banda foi influenciada por grupos de rock de meados da década de 60 e início dos anos 70 como Black Sabbath, Deep Purple, Led Zeppelin Cream, Golden Earring, Jimi Hendrix, Uriah Heep, entre outras.[52] Além disso, em 2011 foi lançado o álbum "Comeblack" um álbum de covers feitos pela banda, onde os fãs podiam conhecer grupos preferidos do Scorpions quando eram jovens, como The Beatles, The Rolling Stones, Small Faces, The Kinks e T.Rex.[53]Legado
O Scorpions têm influenciado muitas bandas, sendo um dos grupos mais influentes no rock. É a única banda da Alemanha que influenciou o metal e a cena glam e hard rock dos anos oitenta, principalmente as bandas Cinderella,[52] "Dokken",[52] Skid Row,[52] Hanoi Rocks,[52] Mötley Crüe,[52] "Bon Jovi",[54] W.A.S.P.,[55] L.A. Guns,[56] Tesla,[57] Yngwie Malmsteen,[58] Ratt,[59] Dio[60] e Spinal Tap.[61]
Também são influentes do movimento New Wave Of British Heavy Metal do final dos anos setenta e inicio dos oitenta, principalmente para os seus maiores expoentes como Def Leppard, Motörhead, Iron Maiden[62] e Saxon.[63] Outras bandas de hard rock e heavy metal que já reconheceram a influência do Scorpions são Sturm und Drang, The Darkness, Fozzy. A banda também tem influenciado bandas do power metal, como Grave Digger e do thrash metal como Metallica e Sodom.[64]
O Scorpions já vendeu cerca de 160 milhões de cópias, o que os torna a maior banda de rock na Alemanha e na Europa Continental. Iniciaram o caminho para outras bandas alemãs como Rammstein, Edguy, Helloween e Accept, que têm reconhecido o esforço e trabalho do Scorpions por exaltar o rock "Made in Germany".[65]
Foram considerados pioneiros do grupo de hard rock e um dos maiores especialistas no desenvolvimento de heavy metal durante os anos setenta e oitenta.[9] Suas canções foram tocadas por outras bandas e artistas do rock, como Bon Jovi, System of a Down, Rob Halford, Bruce Dickinson, Exodus, entre outros. Também foi feito um tributo aos Scorpions com bandas como Sonata Arctica, Helloween, Tankard, Therion, Stratovarius e Sinergy. Outro artista que reconheceu a influência da banda e seu fanatismo para isso é o ex-guitarrista do Dokken, George Lynch que, junto com alguns vocalistas do glam metal dos anos oitenta, como Kevin DuBrow, John Corabi, Kelly Hansen, Paul Shortino, entre outros realizaram o álbum tributo Scorpion Tales, em 2008.[66]
Algumas das músicas da banda tem sido incluídas em listas de "Greatest Hits", como a revista Billboard em sua lista dos "Top 100 hits hard rock", colocando "Still Loving You", "Rock You Like a Hurricane", "Rhythm of Love" e "No One Like You".[67] O canal de televisão VH1 classificou "Rock You Like a Hurricane" em décimo oitavo na lista dos "100 melhores músicas de hard rock". A música "Wind of Change" foi a balada de maior sucesso na Alemanha e ficou 55 semanas consecutivas nas paradas naquele país, com 11 delas em primeiro.[68]
Em 2009 estimava-se que agregando os álbuns de estúdio, compilações e singles da banda ficaram um total de 3147 semanas nas paradas em mais de 30 países.[69]
Integrantes
Atuais
- Rudolf Schenker — guitarra rítmica, backing vocals (1965–presente)
- Klaus Meine — vocais (1970–presente)
- Matthias Jabs — guitarra solo, backing vocals (1978, 1979–presente)
- James Kottak — bateria, percussão, backing vocals (1996–presente)
- Pawel Maciwoda — baixo, backing vocals (2004–presente)
Antigos
- Lothar Heimberg — baixo, backing vocals (1965–1973)
- Wolfgang Dziony — bateria, percussão, backing vocals (1965–1973)
- Karl-Heinz Vollmer – guitarra solo e rítmica, backing vocals (1965–1970)
- Michael Schenker — guitarra solo e rítmica, backing vocals (1970–1973, 1978–1979)
- Francis Buchholz — baixo, backing vocals (1973–1983, 1984–1992)
- Uli Jon Roth — guitarras, backing vocals, vocais principais em "Drifting Sun", "Fly to the Rainbow", "Dark Lady", "Sun in My Hand", "Hell Cat", "Polar Nights" (1973–1978)
- Jürgen Rosenthal — bateria, percussão, backing vocals (1973–1975)
- Achim Kirschning — teclado (1973–1974)
- Rudy Lenners — bateria, percussão (1975–1977)
- Joe Wyman - bateria, percussão (1977)
- Herman Rarebell — bateria, percussão, backing vocals (1977–1983, 1984–1995)
- Ralph Rieckermann — baixo, backing vocals (1993–2000, 2000–2003)
- Curt Cress — bateria, percussão (1996)
- Ken Taylor — baixo, backing vocals (2000)
- Ingo Powitzer — baixo, backing vocals (2004)
[editar] Linha do tempo

Discografia

Álbuns de estúdio
Referências
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Ver também
Ligações externas
R.E.M. foi uma banda de rock norte-americana formada em Athens, Geórgia, em 1980, pelo vocalista Michael Stipe, guitarrista Peter Buck, baixista Mike Mills e pelo baterista Bill Berry. Uma das primeiras bandas populares do rock alternativo, o R.E.M. ganhou atenção, em seus primórdios, devido aos arpejos de guitarra de Peter Buck e aos vocais de Stipe.
A banda lançou seu primeiro single, "Radio Free Europe", em 1981, pela gravadora independente Hib-Tone. Após este single, veio o EP Chronic Town, em 1982, o primeiro lançamento da banda pela I.R.S. Records; em 1983, o groupo lançou seu criticamente aclamado primeiro álbum de estúdio, Murmur, construindo sua reputação nos anos seguintes através de novos lançamentos, turnês constantes e apoio de rádios estudantis. Após anos de sucesso underground, o R.E.M. atingiu o mainstream com o single "The One I Love", de 1987, assinando com a Warner Bros. Records em 1988, dando sinais de preocupação política e ambiental, enquanto tocavam em grandes arenas ao redor do mundo.
No começo dos anos 1990, quando o rock alternativo começou a experimentar algum sucesso no mainstream, o R.E.M. foi visto como pioneiro no gênero, lançando os seus dois mais bem-sucedidos álbuns, Out of Time (1991) e Automatic for the People (1992), que desviaram do som tradicional da banda. Monster, de 1994, marcou um retorno ao som mais roqueiro da banda, que saiu em turnê pela primeira vez em seis anos para promove-lo, turnê que ficou marcada por emergências médicas sofridas pelos três membros do grupo. Em 1996, o R.E.M. assinou um novo contrato com a Warner Bros., especulado em 80 milhões de dólares — à época, o contrato de gravação mais caro da história. No ano seguinte, Bill Berry deixou a banda, enquanto Buck, Mills e Stipe continuaram o grupo como um trio. Após algumas mudanças em seu estilo musical, a banda continuou sua carreira na década seguinte com críticas místicas e sucesso comercial, sendo, em 2007, induzida ao Hall da Fama do Rock and Roll.
A música "Turn You Inside Out", do álbum Green, entrou para o grupo de músicas do famoso jogo de ação Grand Theft Auto IV, criado em 2008 pela Rockstar Games.
Em 21 de setembro de 2011, foi anunciado o fim oficial da banda através de uma nota no site do grupo.
Índice
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História
Formação
Em 1979, Michael Stipe (vocalista), estudante de artes, conhece Peter Buck (guitarra), um jovem que trabalhava numa loja de discos. Tornaram-se muito amigos e passaram a dividir um apartamento. Em uma das festas que frequentavam conheceram os também amigos Mike Mills (baixo) e Bill Berry (bateria). A afinidade entre os quatro foi imediata e logo começaram a tocar juntos.
No dia 5 de abril de 1980, a banda fez seu primeiro show para a festa de aniversário de um amigo, numa igreja abandonada na cidade de Athens, no estado da Geórgia, Estados Unidos, onde Stipe e Buck moravam. A partir daí, começaram a tocar em bares, restaurantes e festas no sudeste dos Estados Unidos.
Significado do nome da banda
R.E.M. como nome da banda, deriva de: Rapid Eye Movement (Movimento Rápido dos Olhos).[2]Primeiros trabalhos
No ano de 1981, o R.E.M. lançou pelo selo independente Hib-Tone o compacto "Radio Free Europe". Em 1982, o R.E.M. assina contrato com o selo I.R.S., onde lançam o EP Chronic Town, que teve uma ótima aceitação pelas rádios universitárias da época. Um ano depois sai o primeiro álbum do R.E.M., Murmur, que ganhou o status de álbum do ano batendo bandas já consagradas como U2, que tinha lançado o álbum War e também Michael Jackson com Thriller, o disco mais vendido da história. A aceitação do R.E.M. foi tão grande, que pela primeira vez fizeram um show fora dos Estados Unidos.
Entusiasmados com o sucesso do primeiro álbum, em 1984, com apenas onze dias de estúdio, eles gravam o segundo, Reckoning, e saem em turnê novamente. 1985 é o ano de lançamento de Fables of the Reconstruction, o terceiro álbum e o maior sucesso até então, com destaque para a música "Feeling Gravity´s Pull". No entanto, durante a produção desse disco, a banda quase acabou devido a divergências internas e a discussões sobre o tipo de som que o álbum teria.
O sucesso
Em 1986, o R.E.M. lança o quarto disco, Lifes Rich Pageant, outro grande sucesso alternativo. A banda conseguiu seu primeiro disco de ouro e o hit "Fall on Me" figurou no Top 10 dos Estados Unidos, fato inédito para o grupo. No ano seguinte, a I.R.S. lança um álbum intitulado de Dead Letter Office, contendo Lados B e as faixas do Chronic Town. No mesmo ano a banda lança seu quinto álbum de trabalho, Document, com sons barulhentos e letras politicamente corretas. A música "The One I Love" leva o R.E.M. ao estrelato, figura no TOP 5 dos Estados Unidos e o álbum leva disco de platina.
Dois anos se passam e em 1988 ocorrem vários fatos que marcaram a banda, sendo três de muita importância: o lançamento do álbum Green, o sexto da carreira, com hits como "Stand" e "Pop Song 89"; o R.E.M. é eleito pela revista Rolling Stone a melhor banda de Rock and roll dos Estados Unidos e eles assinam contrato com a milionária gravadora Warner Bros.. A Green World Tour (Turnê do álbum Green) dura onze meses.
Depois da correria com a turnê, os integrantes, exaustos, decidiram fazer uma pausa para cuidar cada de um de sua vida. Bill Berry foi pescar na sua fazenda, Mike Mills dedicou-se a projetos paralelos, Stipe foi cuidar de sua produtora de vídeo (C-Hundred Film Corporation) e Peter Buck continuou a fazer nada como sempre. Mas logo se juntaram e começaram a produzir um novo álbum, entre 1989 e 1991.
Após três anos sem lançar nada e, principalmente, sem a pressão da gravadora, o quarteto lança o sétimo álbum, Out of Time, o mais bem sucedido da carreira do grupo. Os hits "Losing My Religion" e "Shiny Happy People", deram a banda três Grammy Awards e seis MTV Video Music Awards. Créditos para a participação de Kate Pierson, uma das vocalistas do B-52's, nas músicas "Me In Honey" e "Shiny Happy People". Neste mesmo ano de 1991, a convite da MTV a banda gravou um Acústico, com várias músicas de sucesso e outras desconhecidas até então. Esse acústico não chegou a ser lançado em álbum mas mostrou a versatilidade dos músicos. Ficou provado, definitivamente, que eles eram excelentes músicos. Para muitos no Brasil era a primeira vez em que se ouvia falar no R.E.M. (fora do circuito underground) e o sucesso da banda foi uma das primeiras revitalizações do rock nos anos 90, antes da revolução de Seattle.
Vale lembrar que o R.E.M. foi uma espécie de alavanca da onda grunge. Sem R.E.M. não sabemos se a revolução de Seattle teria feito tanto sucesso.
Em 1992 a crítica duvidava que a banda iria conseguir manter a qualidade das músicas nos álbuns seguintes até que o oitavo álbum, Automatic for the People, foi lançado. O disco possui hits consagrados como "Man on the Moon" (dedicado ao humorista Andy Kaufman), "Everybody Hurts" (para muitos a canção mais triste do mundo), "Drive", "Find the River", entre outros.
Os álbuns Monster e New Adventures in Hi-Fi
O nono álbum surge em 1994, cheio de sons pesados e guitarras distorcidas. Monster é dedicado ao ator e amigo River Phoenix, que morrera naquele ano e uma faixa, "Let Me In", ao músico, cantor e amigo Kurt Cobain, que também se fora.
A banda inicia a maior turnê feita até hoje por eles, a Monster World Tour, que causou vários transtornos ao grupo. Michael Stipe teve de ser operado para a retirada de uma hérnia, Mike Mills entrou no centro cirúrgico por problemas estomacais, e o mais grave, durante um show, Bill Berry desmaiou sobre a bateria devido a um aneurisma cerebral e teve de ser operado às pressas.
Em 1996, o R.E.M. renova com a Warner Bros. por US$ 80 milhões, um dos maiores contratos da indústria fonográfica. Lançam seu décimo álbum, que pela primeira vez não foi gravado inteiramente em estúdio. New Adventures in Hi-Fi contém, em sua maior parte, músicas inéditas gravadas em passagens de sons da turnê anterior. Destaque para "Leave", "E-Bow the Letter" e "The Wake-Up A saída de Bill Berry e o álbum Up
No primeiro dia de gravação do álbum seguinte, em 30 de outubro de 1997, Bill Berry, junto com a banda, dá uma entrevista dizendo que amigavelmente deixava o grupo. Ele declarou que queria apenas viver com sua família numa fazenda, para descansar, pois tocava bateria desde os 9 anos de idade e queria fazer outra coisa além daquilo, que perdera o encanto. Os outros três integrantes resolvem continuar com a banda, sem substituir Berry.
O décimo primeiro álbum, Up, é lançado em 1998. Apesar do título, é um trabalho bem depressivo. Michael Stipe diz que é o álbum onde conseguiu expressar profunda tristeza em suas letras, uma delas em especial, "Sad Professor". Ainda sobre a saída de Bill Berry, Stipe diz que ele fez o que queria, e que não houve nenhuma pressão para que ficasse ou que saísse. Eles respeitaram a decisão do amigo, que já não gostava mais da fama, de ser fotografado ou de sair em turnê. A banda, inicialmente, decidiu não fazer turnê, mas após algum tempo realizou alguns shows pela Europa, com alguns bateristas se revezando em sua banda de apoio.
No ano seguinte, 1999, Bill Berry andou retomando as baquetas para um concerto beneficente que reuniu diversos artistas em favor de uma fundação que cuida de doentes da Síndrome de Pierrete, mas nada que o reconduzisse ao R.E.M. novamente. Stipe meteu-se na produção de um filme sobre o glam rock, chamado Velvet Goldmine, que contaria a história das principais figuras do gênero: David Bowie, Iggy Pop, Lou Reed, Marc Bolan. A banda cedeu sua música "Man on the Moon" para o filme biográfico do comediante Andy Kaufman, que falecera aos 35 anos de um câncer raro no pulmão. A canção havia sido feita em sua homenagem em 1992. O R.E.M. apareceu no último Saturday Night Live de 1999 como banda convidada, rendendo a Stipe uma participação como fada madrinha do personagem Mango (de Chris Kattan).
Os álbuns Reveal e Around the Sun
Em 2001, depois que a ferida aberta pela saída de Berry já estava cicatrizada, o R.E.M. lança seu décimo segundo álbum, intitulado Reveal. O álbum possui belos arranjos de teclados eletrônicos com letras inspiradíssimas, reforçando o talento de Stipe, considerado um dos melhores letristas de sua geração. O primeiro compacto e grande hit do álbum é "Imitation of Life", onde o R.E.M. faz uma volta ao passado e recorda um pouco a onda pop vivida em 1991 com "Shiny Happy People". Outros destaques ficam por conta de "The Lifting", "All the Way to Reno (You're Gonna Be a Star)", "She Just Wants To Be" e "I'll Take the Rain", onde eles continuaram mostrando que são mestres na arte de videoclipe.
No mesmo ano, a banda faz seu primeiro show no Brasil, na terceira edição do Rock in Rio. O grupo foi um dos destaques e Michael Stipe foi eleito a personalidade mais popular e simpática do festival. Logo após o lançamento de Reveal, a MTV americana convidou a banda para gravar um novo acústico. O agora trio, mais experiente do que antes, faz uma excelente apresentação. Michael Stipe mais uma vez deu um show nos vocais, onde mostrou ter muita facilidade para fazer o que deseja com sua voz e para modificar as músicas do jeito que mais lhe agrada. Até agora a banda não se pronunciou se irá lançar em cd o acústico.
Em 2004 foi lançado o álbum intitulado Around the Sun. Com letras politizadas, refletindo a tensão que os Estados Unidos viviam por conta das eleições presidenciais, e sonoridade mais acústica (a despeito de alguns elementos eletrônicos), Around the Sun foi o álbum que teve a repercussão menos positiva, tanto entre os fãs quanto entre a crítica.
O álbum Accelerate
Em 2008 a banda lança o álbum Accelerate. Além de resgatar elementos clássicos da banda, traz elementos marcantes de um rock mais "pesado", com presença marcante da guitarra e bateria, além do ótimo acompanhamento no contra-baixo. Em especial, as músicas "Supernatural Superserious" e "Accelerate" marcam presença, entrando em algumas paradas musicais ao redor do globo.
O álbum Collapse Into Now
Em 2010 a banda anunciou o nome do seu décimo-quinto álbum de estúdio: Collapse Into Now. Finalizado em 2010 na Alemanha, será lançado na primavera de 2011 (Hemisfério Norte). Berti Downs, o empresário da banda, declarou que considera Collapse Into Now o "melhor álbum da banda desde sempre".
Em dezembro de 2010, a banda liberou "Discoverer", o primeiro single do álbum para download gratuito na internet. Em 21 de setembro de 2011, a banda anuncia em seu site sua separação.
Em dezembro de 2010, a banda liberou "Discoverer", o primeiro single do álbum para download gratuito na internet. Em 21 de setembro de 2011, a banda anuncia em seu site sua separação.
Fim da banda
Em 21 de setembro de 2011, em um pequeno texto postado no site da banda, aparecem Michael Stipe, Mike Mills e Peter Buck em uma foto preto e branco, junto à seguinte mensagem:
"Aos nossos fãs e amigos: como R.E.M., e como grandes amigos e colaboradores, decidimos nos separar como banda. Nós nos despedimos com um grande sentimento de gratidão, completude e orgulho de tudo que conquistamos. A qualquer pessoa que se sentiu tocada pela nossa músicas, nossos maiores agradecimentos por ouvir"[3][4]
"Aos nossos fãs e amigos: como R.E.M., e como grandes amigos e colaboradores, decidimos nos separar como banda. Nós nos despedimos com um grande sentimento de gratidão, completude e orgulho de tudo que conquistamos. A qualquer pessoa que se sentiu tocada pela nossa músicas, nossos maiores agradecimentos por ouvir"[3][4]
Integrantes
Última formação
- Peter Buck — guitarra (1980—2011)
- Mike Mills — baixo (1980—2011)
- Michael Stipe — vocal (1980—2011)
Ex-membros
- Bill Berry – bateria (1980—1997)
Discografia

- Álbuns de estúdio
- Murmur (1983)
- Reckoning (1984)
- Fables of the Reconstruction (1985)
- Lifes Rich Pageant (1986)
- Document (1987)
- Green (1988)
- Out of Time (1991)
- Automatic for the People (1992)
- Monster (1994)
- New Adventures in Hi-Fi (1996)
- Up (1998)
- Reveal (2001)
- Around the Sun (2004)
- Accelerate (2008)
- Collapse into Now (2011)
Referências
- ↑ R.E.M. CALL IT A DAY (UPDATED WITH BAND MEMBERS' COMMENTS). Remhq.com. Página visitada em 21 de setembro de 2011.
- ↑ Banda R.E.M. Agência Estado - Portal Paraná-Online. Parana-online.com.br.
- ↑ R.E.M. anuncia separação. Universo Online. Página visitada em 21 de setembro de 2011.
- ↑ R.E.M. CALL IT A DAY (UPDATED WITH BAND MEMBERS' COMMENTS). Remhq.com. Página visitada em 21 de setembro.
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